IBDFAM na Mídia
Secretaria de Cultura apoia sétima edição da Marcha LBGTI+ de Maceió
07/05/2018 Fonte: Alagoas 24 HorasO Governo de Alagoas, por meio de Secretaria de Estado da Cultura (Secult), apoia o Movimento LGBT de Alagoas, através do Grupo Gay de Maceió, que este ano realiza a 7ª Marcha LBGTI+ de Maceió. Denominado “Mês de Ativismo de Combate à LGBTFobia”, Maio foi escolhido para receber uma vasta programação que marca a luta contra o preconceito, sob a temática “Maceió de todas as cores”.
Uma série de atividades foi planejada para fortalecer o movimento no Estado. As ações começam dia 16 de maio, com o 3° Seminário Maceioense da População LGBT, às 8h, no Auditório do Conselho Regional de Psicologia de Alagoas.
Nesta edição, será debatido o tema “Visibilizar É Resistir, e nós resistimos! Porque ainda precisamos falar sobre a Visibilidade LGBT!”. No dia 17 de maio, acontecerá uma audiência pública de combate à homofobia, na Câmara Municipal de Vereadores de Maceió, às 9h.
A abertura oficial da Marcha LGBT acontecerá no dia 24 de maio, a partir das 10h, no Museu da Imagem e do Som de Alagoas (Misa), com a 7º Edição do Seminário de Combate à LGBTfobias de Maceió, com uma Roda de Conversa com o Professor Doutor Ativista pelos Direitos Humanos Toni Reis, a desembargadora Maria Berenice Dias, a Coordenadora Nacional LGBT Professora Mestra Marina Heidel e o Presidente da ARTGAY Nacional Felipe Cabral.
No dia 25 de maio, às 9h, será realizada uma Audiência Pública na Assembleia Legislativa, que irá debater a construção de alianças de solidariedade contra a LGBTfobia na educação. No mesmo dia, às 19h30, o Teatro Deodoro recebe o espetáculo “Uma Divina Diva”, da cantora e artista performática brasileira Jane Di Castro.
A programação se encerra com a 7ª Marcha do Orgulho LGBT de Maceió, que será realizada no dia 27 de maio, na orla de Pajuçara, com concentração a partir das 13h. A festa será comandada pelos DJ John Dayvison e Nanda Machado, com participação especial da Diva Jane Di Castro e convidadas Natasha Wonderfull, Andreia Vallois, Baby Lecleryr, Bárbara Nagman e Haleemah Luma, além do cover ofical de Eike Maravilha, Rosana Star.
“A Marcha é realizada há sete anos com o objetivo de reunir gays, lésbicas, bissexuais, transexuais, travestis e ativistas para celebrar o orgulho e protestar contra o preconceito”, disse Messias Mendonça, presidente da Central LGBT de Maceió.